12X SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Transformador, posso usar ?

PUBLICADO EM:

AFINAL, UM AR-CONDICIONADO 220V PODE FUNCIONAR EM UMA REDE 110V?

6 minutos para ler

O que acontece se um ar condicionado 220V for ligado em uma rede 110V?

A maioria das pessoas parece conhecer a resposta para essa pergunta: o aparelho não queima devido à baixa tensão elétrica que recebe — a metade da qual ele foi projetado, mas infelizmente ele não irá ligar frown

Como funciona a rede elétrica no Brasil?

A tensão da rede elétrica no Brasil varia de estado para estado e, muitas vezes, até de cidade para cidade.

Por isso, na hora de comprar seu ar condicionado é preciso atenção . A grande maioria dos modelos split é fabricada com a tensão de 220V.

Como é montada uma rede elétrica?

A distribuição de energia elétrica por parte da distribuidora é realizada tendo base a quantidade de energia que um local específico necessita. Para isso, é avaliada a quantidade média de aparelhos eletrônicos, lâmpadas, chuveiros e eletrodomésticos que são geralmente utilizados pelos proprietários. Posteriormente, é estabelecido se o espaço necessita de uma rede trifásica ou monofásica.

Quando o local é uma empresa, que comporta diversos maquinários e equipamentos, é normalmente utilizada a rede trifásica devido à alta quantidade de energia consumida. Já em casas e apartamentos, a rede monofásica é a mais utilizada, uma vez que a quantidade de energia gasta raramente ultrapassa a quantidade de quilowatts sustentada por esse tipo de rede.

Redes monofásicas, bifásicas e trifásicas

Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V e 380v. Toda casa tem em sua caixa de força 220V monofásico, ou seja, dois fios com 110V cada. Assim, para montar uma rede elétrica interna para eletrodomésticos, o eletricista deve puxar um fio 110V mais um fio terra.

Também, em redes residenciais e de pequenos comércios, é possível montar uma rede bifásica. Com ela, o eletricista puxa dois fios 110V mais o fio terra da caixa de força, e os instala para criar tomadas de 220V. Essas são o padrão para eletrodomésticos que demandam mais potência, como os ares-condicionados por exemplo. Ambos os tipos de rede bifásico e monofásico são executados por um eletricista.

Já nas redes trifásicas são necessários três fios — dois de 110, que vão diretamente no relógio, e um terceiro, que necessita de um transformador para funcionar. Nesse caso, o trabalho é realizado por um engenheiro eletricista.

Resumindo, a rede monofásica conta com dois fios, 1 fase e 1 neutro, que geralmente apresentam uma voltagem de 127v ou 220V, a depender da concessionária de energia, chegado a até 8.000 watts de potência.

A rede bifásica apresenta três fios, 2 fases e 1 neutro e sua tensão é normalmente de 127/220V, alcançando entre 12.000 e 25.000 watts de potência.

Já a trifásica apresenta quatro fios, 3 fases e 1 neutro, com uma potência de 220/380v e uma carga que varia entre 25.000 e 75.000 watts de potência.

Portanto, para realizar a instalação de um ar-condicionado 220V em sua casa, primeiramente tenha conhecimento da disponibilidade de 220v, você pode ver em sua conta de luz, se a concessionaria de energia eletrica disponibilizou nonofasico ou bifasico.

Após descobrir a voltagem exata de sua residência, caso ela tenha uma rede monofásica, será necessária a instalação de um transformador (um aparelho que transforma os 127v em 220v para alimentar o seu sistema de ar condicioando), esta é a opção mais rapida em com melhor custo beneficio.

Existe tambem a opção de solicitar a concessionaria de energia eletrica a substituição do seu padrão por um bifasico.

O ar-condicionado 220V funciona normalmente em 110V?

Como você deve ter percebido, há todo um planejamento por trás da rede elétrica. Portanto, você deve sempre utilizar os eletrodomésticos na voltagem correta, caso contrário, pode haver o comprometimento de toda a rede. Assim, caso você conecte um aparelho 110V em uma tomada 220V, é possível que haja sobrecarga de tensão, causando um curto circuito.

Ao contrário do caso anterior, um ar condicionado com tensão de 220V conectado a uma rede elétrica 110V não apresentará problemas ou danos. Contudo, devido ao recebimento de uma tensão abaixo do que o dispositivo precisa para funcionar, ele infelizmente, não irá funcionar.

Nessa situação, o compressor do ar-condicionado não será acionado, o que significa que somente a função de ventilação do aparelho vai funcionar. Ainda assim, com uma capacidade reduzida — mais fraca do que ventiladores comuns.

O que fazer para resolver o problema?

Caso você esteja comprando um ar condicionado 220V e a rede elétrica na sua residência seja de 110V (monofasico), pode ficar tranquilo, pois esse problema tem solução.

É preciso utilizar como opção um transformador para alterar a tensão que sai da sua rede de 110 para 220 volts.

Precisamos esclarescer que um transformador aumenta um pouco o consumo de energia elétrica na residência, por isso é altamente recomendavel que quando não estiver usando o ar condicionado, o transformador seja desligado.

A segunda opção que pode ser feita é solicitar, junto à concessionária de energia responsável pela sua localidade, a alteração da rede monofásica (fase-neutro) para a bifásica (fase-fase-neutro), que atende os aparelhos 220V. Dessa forma, a mudança será feita diretamente na rede de distribuição e você poderá ligar seu ar condicionado.

Mas e a garantia de produto, como fica ?

Quando a compra do aparelho de ar condicionado, do transformador e a instalação é feita conosco da Conceito Ar Condicionado, a garantia é de 02 anos, tanto para a instalação, para o transformador e para o aparelho de ar condicionado.

Redes sociais
Comentários